Relações Humanas
Entretanto, tomando-o em seu sentido negativo, retomamos à ideia dos propósitos mal intencionados que, embora repudiados, somos compelidos a conviver com eles. Diante dessa prerrogativa, o gênero textual em questão, ora denominado de declaração, possui duas características de total relevância: o fato de pertencer a algo relacionado à escrita, constituído por um certo formalismo, como também de retratar um documento, algo passível de constatação, conferindo credibilidade e isento de quaisquer contestação, fraude, dentre outras ocorrências de natureza negativa.
Analisando-o no que se refere à sua aplicabilidade, percebemos que ele, de maneira corriqueira, circula dentre os mais diversos ambientes ligados à esfera social, tais como: empresas, repartições públicas e privadas, universidades, escolas da rede particular e pública de ensino, entre outros.
Quanto à finalidade discursiva, essa tem por objetivo comprovar algo por parte do órgão que a emite. E em virtude de seu caráter verídico, a declaração, normalmente, costuma ser redigida em papel timbrado, cercado das devidas marcas que a caracterizam como tal, no caso, o logotipo, carimbo seguido da razão social e assinatura da pessoa responsável.
No intuito de ampliarmos ainda mais o nosso conhecimento acerca de mais uma modalidade representativa, observemos a sua composição:
D E C L A R A Ç Ã O Declaro para os devidos fins que o funcionário -------------------------(nome completo da pessoa a qual se refere) prestou serviço nessa empresa, ora denominada ------------------(nome do órgão responsável por emitir o documento) durante o período compreendido entre janeiro de 2005 a outubro de 2007.
Por ser verdade, firmo o presente documento.
-----------------------------------------
(Local