Analise de Indicadores
Margem líquida: Indica quanto gerou de lucro liquido para cada um real em venda
Giro do investimento: quanto o investimento gera de receita (é um indice)
ROI total: lucro para cada 1 real de investimento
Custo da divida (kd): possui sinal negativo. Kd é o custo pago para remunerar as dívidas.
GAF: efeito do gerenciamento da divida no retorno do investimento
Grau de alavancagem financeira (GAF): é o aumento de rentabilidade dos sócios, em função da utilização de capitais de terceiros. Como cada empresa apresenta estruturas financeiras e operacionais próprias e individualizadas, o emprego de capitais de terceiros em sociedades diferentes produz resultados diferentes em termos de alavancagem. Então, grau de alavancagem financeira de um negocio é a relação entre endividamento de LP e o capital empregado pela empresa, evidenciada pelo quociente encontrado pela equação “endividamento LP / Cap total empregado.
Quanto maior for o quociente maior será o grau de alavancagem, isto é, quanto maior a proporção de capitais de terceiros em relação ao cp próprio, mais elevado o GAF.
Liq corrente: maior que 1 resultado demonstra folga no disp. para uma possivel liq. das obrigações. Se igual a 1 os valores dos direitos e obrigações a curto przo são equivalentes. Se menor que 1, não haveria disp. Para quitar as obrig. a CP.
EVA: agregação de valor ao ativo avaliado pelo valor de mercado
*GAF: quando é igual a 1 a alavancagem financeira é nula. Nesse caso não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros na estrutura de capital, o risco financeiro é baixo.
GAF >1, o risco financeiro é considerado favorável: o retorno do ativo total expresso em moeda será razoavelmente maior que a remuneração paga ao cap de terceiros.
GAF que 1, tem que fazer as estimat. Dos fluxos de cx futuros
5. Ind. De atividade (n necessário no exerc. Pq não se sabe os prazos médios dos itens circ.)
6.Cálculo do lucro após o IR (segregação do IR)
IR sobre RF