Relações de produção
Gerente de produção eram as pessoas do meio de trabalho, contratadas para supervisionar os preguiçosos.
Meios de produção + relação de produção= Modo de produção.
Modo de produção : relação de produção = Infraestrutura (sociedade é consequência)
Relação social = Superestrutura
Ambos são condicionados um no outro.
Capital é a relação social de produção por causa do consumo que gera lucro. Precisamos do dinheiro para toda relação de produção da sociedade burguesa (capitalista). Ele é necessário para o consumo, pagar contas, empregado ( nossa maneira de agir passa pelo dinheiro)
O capital como relação social de poder : Capital -> marketing, influencia.
Feudalismo não tinha ideal de lucro, só lucrava coroa e senhores feudais. Protestantismo lucro era permitido (Aniquilou a igreja).
Produto político : Um banqueiro dava 1 milhão para financiar a campanha política e em troca o político fazia propaganda de tal banco, faziam leis favoráveis (ganharia mais dinheiro)
Alienação: Quando o trabalhador troca a mão de obra por dinheiro, ele já estava alienado. Entregou sua vida para o capitalismo e ficou dependente do dinheiro. Trabalho retira a humanidade das pessoas. Pessoa deixa de trabalhar para ele mesmo e começa a trabalhar numa empresa. Sem descanso, se ficasse doente não recebia o salário, tinha condições de vida , alimentação, moradia e saneamento muito precárias. Desrespeitava a vida. Dinheiro retira o valor da vida humana e das condições da natureza.
Finalidade do trabalho:
- Trabalho cultural = convivência, relação social.
- Intelectual = Crescer, desenvolver.
- Material= Salário, não motiva, fazer por obrigação, suficiente para pagar as contas e viver.