RELAÇÕES HOMEM-MUNDO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Metodologia Cientifica – Direito 1ª fase
Daniele Oliveira
Fichamento da obra:
As relações homem-mundo e a produção do conhecimento.
Tema:
O texto trata das relações sociais e do conhecimento do homem.
Referência Bibliográfica:
DVORANOVSKI, Clovis. As relações homem-mundo e a produção de conhecimento. In: JOHANN, Jorge Renato. Introdução ao método cientifico: conteúdo e forma do conhecimento. Canoas: ULBRA, 1997.
Obra Inteira:
Ao longo da vida o homem cria ações que determinam muito das suas relações sociais, e é através dessas relações que o homem cria seu modo de ver, pensar, agir e sentir, se construindo como um indivíduo. Tudo tem um significado diferente para cada indivíduo, o homem muda seu modo de ver de acordo com suas necessidades.
1.2 Formas de conhecimento. O conhecimento do indivíduo se dá pelas relações sociais dele, tendo significados diferentes de acordo com sua representação de compreender o mundo e a realidade. Essas formas de conhecimentos podem ser cientifica, filosófica, religiosa, artística, mítica e de senso comum.
1.2.1 Conhecimento científico: O conhecimento cientifico é um conhecimento que requer investigação para analisar elementos particularmente.
1.2.2 Senso comum: É uma forma espontânea de conhecimento para representar a realidade, é algo que não tem fundamentos aprofundados, usa o mínimo de reflexões.
1.2.3 Conhecimento mítico: É uma representação simbólica do que se acha coerente, é uma busca do entendimento de fenômenos, é baseado na explicação e na interpretação de cada pessoa.
1.2.4 Conhecimento religioso: É um conhecimento que é apoiado em doutrinas, mitos que se fortificaram com o tempo para explicar fenômenos da realidade, ele se caracteriza pela generalidade e princípios.
1.2.5 Conhecimento filosófico: É a reflexão filosófica sobre acontecimentos, é o questionamento de atividades cotidianas, dando uma formação de consciência crítica.
Citação:
“As