“As relações capitalistas de produção e o trabalho alienado”
Caro estudante,
Levando em consideração os conteúdos das semanas 1 e 2, contidos nos textos e vídeos, elabore um texto, de no máximo 30 linhas, que relacione sua atividade profissional (ou de alguém próximo a você) aos conteúdos estudados. A seguir, elencamos algumas questões, que não deverão ser respondidas, mas utilizadas no intuito de orientar a reflexão, a análise e a compreensão do conteúdo.
Questões Orientadoras:
O trabalho pode ser considerado como uma atividade de essência humana? Por quê?
O homem tornou-se diferente dos outros animais, pois ao transformar a natureza a fim de satisfazer suas necessidades, o homem também se modifica, adquirindo com essa atividade conhecimentos e habilidades os quais constituem um continuum de novas necessidades e novas possibilidades.
Você consegue perceber a importância do trabalho na sua constituição enquanto indivíduo?
O que você entende por “projeto revolucionário”?
Algo que trará grandes transformações para melhor, será um diferencial para os fins desajado.
Por que a extração de mais-valia (lucro) é obtida pela exploração do trabalho? Você concorda que essa explicação seja verdadeira?
É por meio do trabalho que as pessoas ge ram a riqueza e os instrumentos que serão utilizados e apropriados pelas gerações futur as. o primeiro é tão preocupado com o q ue precisa para sobreviver que não é capaz de admirar qualquer forma de expressão artí stica, ou mesmo tentar se apropriar de qualquer coisa feita por outros seres humanos po r estar fixado dentro desta busca por suas necessidades enquanto animal, já o segundo,
O que seria o trabalho alienado? Você se considera um trabalhador alienado? Por quê?
O trabalho alienado é aquele no qual o trabalhador não possui controle do processo de trabalho, ele é dirigido por outro, o dono dos meios de produção, o proprietário das terras, fábricas, máquinas, etc. O