Karl marx
evolução social
Visão de Marx era baseado em um ponto evolutivo de partida. A sociedade era composta por um equilíbrio de forças em movimento antitético que geram a mudança social pela sua tensão e luta.
Luta, ao invés de crescimento pacífico, foi o motor do progresso; contenda foi o pai de todas as coisas, e de conflito social era o centro do processo histórico.
Forças de produção
Marx acreditava que a base da ordem social em todas as sociedades é a produção de bens econômicos. O que é produzido, como ele é produzido, e como ela é trocada determinar as diferenças na riqueza das pessoas, poder e status social.
Relações de produção
Para Marx, todo o sistema social é baseado na maneira pela qual homens e mulheres se relacionam entre si em sua luta contínua para arrebatar a sua natureza, forma de sustento.
O primeiro ato histórico é ... a produção da vida material em si. "Marx continua a dizer que" este é certamente um ato histórico, uma condição fundamental da história. "
Em outras palavras, a menos que este ato é cumprido (a produção da vida material), não haveria nenhum outro, Toda a vida social depende da busca de uma suficiência de comer e beber, para habitação e para a roupa.
Essa busca atender às necessidades básicas é fundamental para a compreensão da vida social e é tão verdadeiro hoje como era na pré-história.
A busca para satisfazer as necessidades básicas eram objetivos primários do homem no início da corrida e ainda são centrais quando são feitas tentativas para analisar as complexidades da vida moderna.
Divisão do trabalho
A organização das actividades económicas leva à divisão do trabalho que provoca a formação de classes; ao longo do tempo, essas classes desenvolver interesses materiais diferentes, tornam-se assim classes antagônicas se tornar os