Gestao de pessoas
NORMAS PARA PROJETOS
Informa Eva Maria Lakatos (1995:99) que "o projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Esta necessita se planejada com extremo rigor, caso contrario o investigador, em determinada altura, encontrar-se-á perdido num emaranhado de dados colhidos, sem saber como dispor dos mesmos ou até desconhecendo seu significado e importância.
Em uma pesquisa, nada se faz ao acaso. Desde a escolha do tema, a fixação dos objetivos, determinação da metodologia, coleta de dados, sua analise e interpretação para a elaboração do relatório final, tudo é previsto no projeto de pesquisa. Este, portanto, deve responder às clássicas questões : o quê? por quê? para quê e para quem? onde? como, com quê, quanto e quando? quem? com quanto?
Entretanto, antes de redigir um projeto devem ser dados alguns passos tais como um estudo preliminar o qual permitirá uma visão do estado da questão que se pretende pesquisar, seja em termos de existência de material teórico a respeito seja em termos da verificação de seu status quo."
Com o fim precípuo de se seguir uma metodologia no que concerne à sua apresentação apresenta-se abaixo, igualmente baseado, com adaptações, em Lakatos ( 1995 : 99-101). Ressalta-se que esta padronização sofre ligeiras mudanças de autor para autor, bem como também de instituição para instituição.
Características do texto
Objetividade
Os assuntos precisam ser tratados de maneira direta e simples, com lógica e continuidade no desenvolvimento da idéias. A explanação deve se apoiar em dados e provas e não em opiniões sem confirmação.
Clareza
Uma redação é clara quando as idéias são expressas sem ambigüidade para não originar interpretações diversas da que se quer dar.
É Importante o uso de vocabulários adequado e de frases curtas, sem verbosidade, tendo se como objetivo facultar a leitura e prender a atenção do leitor.