aneuploidia
A QUESTAO DA JlALIENAÇAO" EM KARL MAqX
O Exemplo da Obra de Arte - (sugestões para um debate)
AI\JA MARIA CHIAROTTI DE ALMEIDA3
RESUMO
o presente trabalho discute, a partir de alguns textos de Karl Marx, as condições de /falienação" às quais os homens es tão submetidos na sociedade capitalista. Esta J.falienação" ultrapassa as questões puramente objetivas ou ligadas ao caráter da produção material, alcançando a "interioridade" dos sujeitos e estruturando as suas subjetividades. Esse debate ao mesmo tempo em que levanta questões importantes sobre a essência da sociedade capitalista, permite a emergência de reflexões sobre a indiv/duo e sociedade. Especialmente, ao enfatizar a contradição entre a natureza criadora, transformadora e ativa do homem e a forma como estas dimensões se expressam no modo de produção capitalista. Ou seja, ao estar submetido às leis da produção capitalista o ser do homem como ser livre e criador é negado. Portanto, perde a possibilidade de desenvolver as suas potencialidades e de produzir livremente e universalmente.
PALAVRAS-CHAVE: Alienação,' Fetichismo; Mercadoria,- Objetividade; Subjetividade; Indivíduo; Sociedade
APR ESE NTAÇÃO
o presente ensaio ao sugerir um debate sobre a ques tão da Jialienaçãd' na sociedade capitalista, tenta resgatar algumas dimensões sobre a relação indivíduo e sociedade, articuladas a elementos objetivos, isto é, a partrir das con dições materiais de produção, bem como inGlicar alguns ca minhos para a discussão da alienação do homem, perceben do que esta ultrapassa o elemento material, alcançando a própria "interioridade" dos sujeitos, fazendo parte da estru de suas subjetividades.
Para tanto, em um primeiro momento teceremos al gumas considerações a respeito das condições de "aliena ção" às quais os homens estão submetidos na sociedade ca pitalista, com base nas discussões realizadas por Karl Marx em "0 trabalho alienado", contidas na parte final dos seus