A importância da bioética
2.1 CONCEITO DE ÉTICA
Palavra de origem grega Ethos (lugar de moradia, caráter, mentalidade). Segundo Vazquez (2005), a ética é a teoria ou ciência que estuda o comportamento moral dos homens em sociedade. A função fundamental da ética é explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade. Um exemplo seria definir o que é bom.
Vazques (2005) ]segundo o autor, para que exista responsabilidade moral, tem que existir liberdade. A liberdade de expressão, um dos direitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, seria a capacidade dos sujeitos decidirem e arcarem com as consequências de seus atos.
Na profissão de educação física, seja o bacharel ou licenciado, é imprescindível o conhecimento sobre ética. Ao lidar com pessoas de várias idades, sexos, classes sociais, o profissional da educação física, segundo Santos (2004) se depara com inúmeras situações que exigem reflexão ética.
Como é um profissional do ramo da saúde, do entretenimento e do lazer, é necessário que a atuação do profissional esteja voltada para uma ética social. É preciso entender através das reflexões, que a educação física pode auxiliar no processo de aprendizagem do cuidar. O saber cuidar do outro e do meio ambiente (FERREIRA, 2007).
Cabe ao profissional da educação física, com seus conhecimentos e postura ética, fazer de sua atuação algo positivo na formação ética da sociedade. Só assim conseguirá tirar da mente de muitos, uma visão estereotipada e errônea sobre essa disciplina tão importante.
É importante lembrar que, independente de atuar como professor ou “profissional” de Educação Física, o graduado estará sempre lidando diretamente com outras pessoas, e por isso deverá sempre se pautar em determinadas questões éticas.
Segundo o CONFEFE, orientado pelo código de ética, o ideal do profissional