Relações sociais de produção
1- Milton Santos entitulava o fenômeno Globalizaçao de GLOBALIZAÇAO PERVERSA, pois considerava a globalização uma grande responsável por propagar a miséria no mundo, uma vez que esta se deu com o intuito de lucrar, visando apenas o acúmulo e aumento da riqueza dos países detentores do poder global. A globalização nåo veio para socializar, diminuir a desigualdade; a produção continua sendo acumulada e reservada, não ha falta de alimentos e sim uma má distribuição, esta se da conscientemente e propositadamente pelos grupos dominares. A cultura de estocar grandes quantidades para aumentar o valor da venda no destino final continua. O que se conseguiu com a globalização foi se aproveitar da mão de obra de outros países pobres, usando de informalidade de emprego, pagando misérias num esquema de quase escravidão quando não. A humanidade virou refém desta globalização perversa.
2- No início deste tópico, apresentamos as ideias principais sobre como Karl Marx desenvolveu sua teoria para explicar as relações que existem em uma sociedade capitalista. Registre, em 8 a 10 linhas, as principais características dos métodos dialético e materialismo histórico propostos por ele.
2- O método dialético se dá do aspecto concreto e abstrato, analisando a realidade a partir destes aspectos verifica-se que nada permanece estático, inerte, tua mudai tempo todo. Marx explica pelo meio dialético as divergências entre as classes, Patrões X empregados ( donos dos meios de produção X força de produção), ricos X pobres ( minoria X maioria). Marx afirma que só ha classes desiguais porque uma( ricos) explora a outra ( pobres). O materialismo histórico se da pelas relações quedos