Relações de determinações entre indivíduo e social
Título Relações de Determinações entre Indivíduo e Social.
Aluno:Wagner Eiji Oura
Disciplina:Psicologia Organizacional Turma:GRPOEAD T0090-0213
Relações entre o indivíduo e o social
Na visão da sociologia clássica, na relação entre indivíduo e o social o homem encontra na vida em sociedade, regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos, ou seja, a particularidade do indivíduo é visto como parte de uma coisa maior, a sociedade.
Já a sociologia contemporânea contempla o homem como fator construtivo e modificador do meio que vive - das organizações políticas, econômicas e culturais – tendo a subjetividade influência e valorizando às exigências pulsionais de cada um.
Complexidade do viver coletivo
Em ¨O indivíduo e o Coletivo¨, podemos ver claramente a dubialidade das pessoas que decidiram morar sozinhas. Por um lado, eles sentem-se livres de obrigações que a sociedade lhes impõe como marido, esposa, filho, pais de poder programar, ou não, as compras, a limpeza ou seu tempo de lazer, mas fica claro que sentem a necessidade de interagir com outras pessoas – com a sociedade- seja para dividir as despesas, por necessidade de ajuda na sua sobrevivência básica ou mesmo – aqui nova dubialidade- para dividir essa liberdade.
Exemplos do cotidiano
Uma família onde as oportunidades foram diferentes aos irmãos – devido a situação financeira ou estabilidade de relações familiares no momento - pode criar uma situação onde, apesar de todos terem tido a mesma base cultural, passam a viver em grupos sociais diferentes e muitas vezes excludentes.
Por exemplo, um irmão mais bem sucedido em que sua rede de amizades e contatos profissionais se encontra num nível alto, não se sente bem em convidar ouro irmão, metalúrgico ou marceneiro a uma reunião para apresentar sua nova casa com piscina e vice-versa.
Os dois se dão muito bem, mas