economia politica
1. Introdução
Um método científico é um caminho para se chegar ao conhecimento de uma determinada realidade.
Não um caminho traçado arbitrariamente, mas de acordo com a concepção que se tem dessa mesma realidade, ou seja, a definição do método do conhecimento não é independente da definição do objeto do conhecimento.
É por esse motivo que temos muitos objetos e muitos métodos na ciência econômica.
Qual a realidade-objeto e qual o método da Economia Política de Marx, esta é a questão principal a ser analisada neste texto. Nosso esstudo se orienta pela idéia de que a realidade social não é um aglomerado nem uma soma de partes isoladas, mas forma uma totalidade contraditória e dialética e as determinações recíprocas entre essa totalidade e suas partes constituem a essência do seu método dialético. Para tal, partimos das colocações feitas por Marx em “O Método da Economia Política”. Neste curto e tão pouco compreendido texto buscasmos inspiração para entender questões metodológicas fundamentais, tais como o problema das relações entre o abstrato e o concreto, a indução e a dedução, o lógico e o histórico, indivíduo e a sociedade e, finalmente, o problema das relações entre o plano das leis gerais abstratas do capital e o comportamento dos capitais concretos.
A compreensão desses problemas passa pela concepção da realidade da Economia Política como um todo social e histórico, complexo e contraditório, cujo conhecimento se processa, primeiro, através da abstração de suas partes e análise de suas articulações e leis internas e, depois, através da re-construção desse todo concreto pelo pensamento. Nesse processo mental, o problema básico consiste em se ir além do mero conhecimento abstrato das partes, superando-se também um conhecer apenas dedutivo, a partir das leis gerais abstratas, para se atingir um conhecimento abrangente e real do todo concreto.
2. O Objeto da