Rio anil em são luís - ma
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
DAYSIANE CARDOSO
JESSIANE FRANÇA
LUCIANA MEDEIROS
POTENCIALIDADES E PROBLEMAS DO
RIO ANIL
São Luís
2013
DAYSIANE CARDOSO
JESSIANE FRANÇA
LUCIANA MEDEIROS
POTENCIALIDADES E PROBLEMAS DO
RIO ANIL
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Meio Ambiente da escola Ana Neri, como requisito para obtenção parcial de nota à Disciplina Gestão de Recursos Hidrícos.
Orientador. Prof. Esp. Lúcia Gabriela
São Luís
2013
INTRODUÇÃO
A Bacia Hidrográfica do Rio Anil deve ser considerada fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas locais. O município de São Luis surgiu e cresceu ao longo dessa bacia, no entanto esses processos acarretaram diversos tipos de degradação e poluição ambiental causada pela ação antrópica ao longo do curso d'água, principalmente ao longo da malha urbana. Esses problemas vêm se acentuando nas últimas décadas, ainda mais com o processo acelerado de urbanização do município, e que acarretam uma série de consequências negativas para o Rio Anil e à sociedade. Por esse motivo, necessita-se de um estudo mais minucioso sobre essa temática, visando identificar alternativas para o combate aos problemas de degradação e poluição através da análise dos impactos e consequências provenientes da ocupação desordenada das áreas circunvizinhas do Rio Anil.
RIO ANIL E SUAS CARACTERISTICA
A bacia do Rio Anil localiza-se na porção Noroeste de São Luís entre as latitudes 02º29’14” e 02º34’47” S e as longitudes 44º19’15” e 44º12’55” W limita-se com as bacias oceânicas ao Norte, com a bacia do rio Paciência a Leste, com a do Bacanga ao Sul e com a baía de São Marcos a noroeste. Tem suas nascentes localizadas na Chapada do Tirirical (Bairro Aurora), descendo ao nível do mar aproximadamente 9,5 Km em linha reta, com o eixo direcional orientado de SE para NW a partir da nascente.
Dizem que o Anil herdou esse nome, pois suas águas um dia foram tão límpidas que