Levantamento histórico-ambiental do rio paciência
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: PESQUISA QUANT. QUAL. EM GEOGRAFIA
DOCENTE: EDILEA PEREIRA
RIO PACIÊNCIA
LEVANTAMENTO HISTÓRICO-AMBIENTAL
Andrey Anderson (andreyvilela@hotmail.com)
Francisco Paulo de Almeida Junior (franciscogeo2010@hotmail.com)
São Luis-Ma 2012
SUMÁRIO
1- RESUMO
2- ABSTRAT
3- 3- INTRODUÇÃO
3.1- Finalidade
3.2- Localização
4- MATERIAIS E MÉTODOS
5- REFERÊNCIAL TEÓRICO
6- DESENVOLVIMENTO
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS
8- REFERÊNCIAS
1- RESUMO
O nosso estudo faz uma abordagem especial sobre o Rio Paciência. Que num passado recente, era considerado um dos rios mais importantes da bacia hidrográfica da grande ilha, abrangendo os municípios de São Luis e Paço do Lumiar. Com nascente próxima ao campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e se estendendo por mais de 20 km.
“O rio Paciência possui uma grande reserva de águas subterrâneas. Por ser um rio que nasce quase no centro da ilha, poderia ser usado das formas mais variadas possíveis. O nível de poluição industrial no rio ainda é pequeno, o que reforça a idéia de que ainda há tempo para salvar o rio e usá-lo da melhor forma possível”, afirma Elisângela Correia.
2- ABSTRAT
3- INTRODUÇÃO
O Rio Paciência desemboca na baía de Curupu e apresenta características singulares que provocam controvérsias quanto a esta denominação, pois grande parte do seu curso é inundado pelas águas das marés durante a preamar. As maiores altitudes registradas chegam a 65 m, estão localizadas na chapada do Tirirical e a direção do curso do rio varia entre Norte, Nordeste e Leste. Em relação ao padrão de drenagem, o rio Paciência