Relação entre o individuo e a sociedade
Relação entre o individuo e a sociedade
Balneário Piçarras, 26/06/2015
Eduardo Schaefer e Sandro Momma
Introdução A sociedade depende do individuo e vice-versa, pois a sociedade é o fruto da relação entre os indivíduos, assim como nos influenciamos a sociedade, a sociedade também nos influencia, mas a relação entre eles tem varias visões diferentes, sendo de Karl Marx, Max Weber, entre outros.
A relação dos indivíduos na visão de diferentes autores
Karl Marx: os indivíduos e as classes sociais
Para Karl Marx (1818 — 1883), os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais, já que produzem sua existência em grupo.
Segundo ele, o indivíduo isolado só apareceu efetivamente na sociedade de livre concorrência. Um exemplo simples dessa sociedade: quando um operário é aceito numa empresa o operário não escolhe onde nem como vai trabalhar. As condições são impostas pelo empresário e pelo meio social. A relação entre o chefe e o operário, no entanto, não é apenas entre indivíduos, mas também entre classes sociais: a operária e a burguesa. Eles só se relacionam, por causa do trabalho. Isso ocorre a muito tempo, mesmo com empresários e trabalhadores têm interesses opostos, então o Estado aparece para tentar reduzir o conflito, criando leis que, segundo Marx, normalmente são a favor dos capitalistas.
O ponto central de sua análise está nas relações estabelecidas em determinada classe e entre as diversas classes que compõem a sociedade. Para ele, só é possível entender as relações dos indivíduos com base nos antagonismos, nas contradições e na complementaridade entre as classes sociais, a chave para compreender a vida social contemporânea está na luta de classes, que se desenvolve à medida que homens e mulheres procuram satisfazer suas necessidades, “oriundas do estômago ou da fantasia”.
Émile Durkheim: as instituições e o indivíduo
Para Émile Durkheim (1858 —