Relação entre indivíduo e sociedade
Módulo: 2
Atividade: 6.2.1 – Individual – Tarefa
Título: Relação entre indivíduo e sociedade
Aluno:
Disciplina: Psicologia Organizacional
Turma:
Relações entre o indivíduo e o social Para entendermos melhor a relação entre o indivíduo e o social, faz-se necessário a descontrução de cada elemento face às diferentes correntes teóricas.
Do individuo, extraimos os conceitos de personalidade e identidade e como ambos se incorporam e diretamente influenciam, de forma complexa, na construção da relação do individuo com a sociedade, bem como, paradoxalmente, a sociedade influencia na construção da personalidade e identidade do individuo.
Pela sociologia clássica, o indivíduo é fruto e objeto de controle da sociedade. O individuo é livre e autônomo em suas escolhas, sempre que as escolhas não ultrapassem os limites impostos pela sociedade. Já na sociologia contemporânea, o indivíduo é parte integrante da sociedade tanto com a sua subjetividade quanto suas ações no meio em que estão inseridos.
São correntes, uma evoluída a partir da outra, que trabalha desde o principio com o foco no estudo da relação entre o individuo e o social e que culmina também com a criação da Psicossologia, a qual discorre que o social não atua simplesmente sobre o comportamento individual, mas faz parte dele, se inscreve em seu corpo, no seu psiquismo mais profundo, na representação que o indivíduo faz de si mesmo e dos outros, nas relações que ele mantém com o mundo que lhe é exterior, conforme afirma NASCIUTTI.
Complexidade do viver coletivo
Como exposto àcima, para considerar a complexidade do viver coletivo, devemos levar em consideração os conceitos de personalidade e de identiddade dos indivíduos.
Tanto a personalidade quanto a identidade são conceitos de definição muito complexa e que, no caso da Personalidade, pode variar conforme a corrente teórica (como, por exemplo, Teoria Cognitiva, Teoria Rogeriana, Teoria