Natação
R.A:1119721
ATIVIDADE DO PORTIFÓLIO
POLO DE MACEIÓ 2014
Nadar – é praticamente quando o indivíduo se locomove dentro da água ou permanece estático dentro dela. No entanto, é utilizado os membros do corpo para simplesmente praticar o ato de nadar sem quaisquer meios competitivos e/ou com intenção de obter algum resultado de rendimento.
Natação – Possui um caráter desportivo, que utiliza movimentos técnicos preestabelecidos, visando ao rendimento, desempenho e elevados resultados rumo a vitória. (BORGES, LEMOS, 2013).
Atividades aquáticas – São realizadas de diversas formas, e diferentes objetivos e praticas. Nesse caso, seria a junção do nadar e natação, introduzidos no contexto educacional que deve estar nas escolas para o desenvolvimento do aluno que possa diversificar o desenvolvimento lúdico, esportivo, e que possa ser alcançado melhora na performance e alto rendimento dos atletas. Não deixando de lado o interesse do ensino-aprendizagem do brincar, recreação e do nadar.
O mais adequado para aulas de Educação Física escolar, seria “Atividades Aquáticas”. Pois sua importância se deve pelo fato de no início o professor deverá ensinar a parte teórica, e em seguida o nadar de forma prazerosa, lúdica e estimuladora. Dessa forma os alunos podem obter uma vivência adequada e proveitosa. Depois será aplicado a natação, com suas características técnicas e que visa o alto desempenho aquático, e que chega a exigir mais dos alunos. Assim, cada aluno pode desenvolver de forma gradativa o desempenho cognitivo, psicomotor, muscular, técnico e tático, e por fim, ter melhoras e aperfeiçoamento a medida que avança em praticas contínuas neste esporte.