A relação entre individuo e sociedade
2. KARL MARX – 1818-1883KARL MARX – 1818-1883• Análise dos indivíduos no contexto social.• Entre os homens e os animais não existe apenasdiferença biológica – cultura – construção da suaprópria história.• Ideia de indivíduo isolado – sociedade capitalista.• As relações sociais não acontecem apenas entreindivíduos, mas também entre classes e essascondições são definidas pelo Estado, por meio deleis, tribunais ou polícia.
3. O foco da teoria de Marx está nas classes sociais – aluta de classes é o motor da história.O homem constrói sua história condicionado pelomeio em que vive e na busca de satisfazer as suasnecessidades materiais e imateriais. Não é idêntica auma ação homogênea, isto é, não é orientada pelaação dos demais, mas pela necessidade; Não éidêntica a uma ação influenciada, isto é quandoagimos porque os outros também agem assim.
4. ÉMILE DURKHEIM - 1858-1917ÉMILE DURKHEIM - 1858-1917A sociedade prevalece sobre o indivíduo.Consciência coletiva – conjunto de regras,normas, leis que regem o agir das pessoas.As instituições sociais congregam oselementos essenciais da sociedade, dando-lhe sustentação e permanência.A educação é veículo de transmissão eherança dos valores.
5. Anomia: ausência ou insuficiência denormatização das relações sociais.Patologia social: quando aquilo que nãoé normal acontecer na sociedade passa aacontecer frequentemente a ponto de seconsiderar normal.Coerção social: é a força que asociedade exerce sobre o indivíduo.
6. MAX WEBER - 1864 - 1920MAX WEBER - 1864 - 1920Sua preocupação central eracompreender o indivíduo e suas ações.Conceito básico é a ação social,compreendida como o ato de secomunicar, de se relacionar, tendoalguma orientação quanto às ações dosoutros.
7. Os indivíduos agem socialmente em quatro grandesmaneiras.- Ação tradicional: por costume ou tradição da famíliaou grupo