Relação entre positivismo lógico, popper e kuhn
O positivismo lógico foi conceituado no círculo de viena, onde vários cientistas de extrema importancia para a época se reuniram para discutir problemas decorrentes da época e buscar soluções para os mesmos.
O positivismo lógico surgiu com o intuito de separar problemas ciêntificos de problemas metafísicos, pois estava acontecendo na época muitos problemas e perguntas relacionadas com a filosofia, sendo expostos como problemas cientificos, o que são problemas que não devem ser confundidos e devem ser tratados de formas diferentes e como resultado, estava atrasando o desenvolvimento da ciência.
Os participantes do círculo de viena concluiram que o critério de demarcação que deveria ser usado era na diferenciação de problemas ciêntificos e metafísicos, estava no proprio enunciado da pergunta, utilizando da lógica dedutiva. Frases com bases na lógica dedutiva, como por exemplo " Se A = B e B = C, logo A = C", são considerados ciência para o círculo de viena, mas enunciados como "De onde viemos?" não possui um signifivado claro, visto que a frase possui muitos significados, visto que a palavra "onde" pode designar vários significados, como "lugar" ou "tempo" e a palavra "viemos" significa que percorremos um caminho, mas não especifica que tipo de caminho percorremos (por exemplo temporal ou espacial).
Para Popper, a ciência jamais encontrará a verdade, ou seja, as leis que regem a natureza e a realidade, mas é possivel se aproximar dela através do metodo dedutivo, que consiste em, a partir de "um enunciado universal (lei) que, combinada com as condições específicas, permite deduzir o que se deseja explicar. Apenas condições específicas não são suficientes para se produzir uma explicação", escrito por Silveira(1996)¹. Assim, um cientista não deve procurar casos que afirmem sua teoria em seu trabalho, mas deve procurar casos que tornam sua teoria falsa, pois não importa quantos casos positivos se encontram, mas sim os casos negativos. Logo