Introdu O Epistemologia Gustavo Castanon
43699 palavras
175 páginas
INTRODUÇÃO À EPISTEMOLOGIAGUSTAVO CASTAÑON
PROPOSTA DE PUBLICAÇÃO
MAIO DE 2007
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
3
PARTE I – TEORIA DO CONHECIMENTO E CIÊNCIA MODERNA
6
CAPÍTULO I – EPISTEMOLOGIA E FILOSOFIA
7
CAPÍTULO II – A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
18
CAPÍTULO III – O CRITICISMO KANTIANO
23
PARTE II – O POSITIVISMO E SEUS ADVERSÁRIOS
35
CAPÍTULO IV – POSITIVISMO
36
CAPÍTULO V – FENOMENOLOGIA
50
CAPÍTULO VI – HISTORICISMO FRANCÊS
64
PARTE III – FILOSOFIA DA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
72
CAPÍTULO VII – POPPER E O RACIONALISMO CRÍTICO
73
CAPÍTULO VIII – KUHN E OS PARADIGMAS
86
CAPÍTULO IX – RACIONALISMO X RELATIVISMO: O DEBATE
CONTEMPORÂNEO
BIBLIOGRAFIA
93
117
2
INTRODUÇÃO
Este livro foi concebido para cumprir o papel de auxílio didático nos cursos de
Epistemologia ministrados em graduações de Psicologia e Educação brasileiras. Muitos podem se perguntar ao olhar para seu conteúdo, porque tratar de autores não ligados diretamente à Filosofia da Ciência num curso de Epistemologia. Minha justificativa é a de que se pretende nesta obra rastrear, embora sucintamente, algumas das principais idéias filosóficas até nossos dias, seguindo o essencial das discussões sobre a ciência moderna desde seu surgimento. A opção de um formato predominantemente histórico para esta introdução é devida à crença de que este auxilia na construção de novos conceitos pelo aluno, facilitando a compreensão do tema.
Por outro lado, outra pergunta evidente a surgir é como se pode pretender abordar tema tão vasto e complexo num simples resumo. O resultado não será inevitavelmente superficial? Esta pergunta está ligada ao tradicional dilema da graduação. Aprofundar um único autor ou tema, ou apresentar ao aluno um panorama geral de uma área de estudo?
Transmitir a fronteira do campo, ou refazer o percurso histórico de sua construção? Como todos sabemos, não há solução fácil para isso. No entanto, também sabemos que todo início de estudos precisa de uma introdução. Introduções são