Relação entre comunidade e escola
1 E 2 º ANO – 2º SEMESTRE 2010
PROF. MARINA Y NIBU
AULA 26.08.2010
Behaviorismo, Análise do Comportamento, Comportamentalismo...
Behavior: termo inglês que significa comportamento. Para denominar a tendência teórica usa-se vários termos como: Behaviorismo, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise do Comportamento ou Análise Experimental do Comportamento.
Behaviorismo metodológico – surgiu com JOHN WATSON em 1913 o ser humano aprende essencialmente através da imitação, observação e reprodução dos comportamentos dos outros, e que nossas ações são meras respostas ao ambiente externo E – R (estímulo – resposta)
Burrhus Frederic Skinner – 1904 a 1990 – propositor do behaviorismo radical (raiz epistemológica que melhor compreende os enigmas do comportamento humano)
Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
Análise do Comportamento
Comportamento reflexos ou respondente – não voluntário – respostas eliciadas (produzidas, provocadas) por estímulos antecedentes
São interações estímulo-resposta incondicionadas. Ex: fechar as pálpebras pela luz forte; salivação pela gota limão; arrepio pelo frio; lágrimas de cebola, etc
Interações estímulo-resposta condicionadas. Quando pareados com estímulos eliciadores podem eliciar respostas condicionadas (aprendidas através do pareamento). Ex: mão na água gelada baixa a temperatura... pareado com o som da campainha, após 20 vezes, a mão se resfria apenas com o som da campainha, sem a imersão na água. Condicionamento respondente: a queda da temperatura da mão iliciada pela água gelada: resposta incondicionada enquanto que a queda da temperatura pelo som é resposta condicionada (aprendida).
Comportamento Operante
Quando o comportamento ocorre diante de e é alterado por determinadas condições ambientais e, por seu turno, também altera o