Relação de empregados
Introdução:
A gestão de pessoas está desenvolvendo um papel importante dentro das empresas, retratando as relações de trabalho entre empregador (ou organização) e empregado (ou colaborador). O alinhamento estratégico das pessoas às metas organizacionais tornou-se um diferencial competitivo muito bem visto pelos gestores de recursos humanos devido aos altos índices de resultados alcançados. Do lado do trabalhador temos uma gama enorme de fatores que requerem esforço para adaptar-se a esta relação tais como conseguir executar seu trabalho eficientemente, atender ao cliente interno e externo, relacionar-se com colegas e gestores, alcançar resultados e adaptar-se à cultura organizacional vigente.
As relações de trabalho também envolvem as relações interpessoais desenvolvidas com colegas colaboradores e que estas são entrelaçadas por vários aspectos psicológicos que afetam o trabalhador dentro da empresa.
De acordo com Chiavenato “as relações com empregados dependem do estilo de administração que predomina na organização”. Cada organização é responsável pelo relacionamento interpessoal que acontece no cotidiano entre os gestores e colaboradores.
Direito de Apelo
Toda pessoa deve ter o direito de apelar de uma decisão injusta. A organização deve dá esse direito aos colaboradores de expressar sobre as decisões que possa surgir diante de algum acontecimento ocorrido. Todas as pessoas devem ter acesso livre com os gestores das organizações.
Gestão de conflitos
“O conflito ocorre quando uma das partes (indivíduo ou grupo) tenta alcançar seus próprios objetivos, interligados a outra parte, a qual cria obstáculo na sua busca de atingir o objetivo”. “O conflito é muito mais do que um simples desacordo ou divergência: constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar seus objetivos”. (CHIAVENATO).
Existem vários tipos de conflitos como o Interno