Redes multimidia
Nos dias atuais, tem sido grande o crescimento das aplicações de midia de taxa constante ou de rede multimidia nos videos em tempo real, na telefonia IP, radio por intenet, teleconferencia, jogos interativos, mundos virtuais, aprendizado a distancia entre outras.
Aplicações multimidia são requisitos e muitas delas são sensiveis ao atraso fim a fim e a variação do atraso podendo tolerar perdas de dados ocasionais, quando são aplicações multimidia de rede. Essas perdas causam somente pequenas perturbações na recepção de audio e video podendo ser parcial ou totalmente encobertas.
As aplicações multimidias são classifacadas em:
Transmissão de midia continua armazenada,
Transmissão de mídia contínua ao vivo, Transmissão de mídia contínua interativa.
Na transmissão de midia armazenada, o conteudo é pré-gravado e fica armazenado em um servidor. Os clientes que solicitam esses arquivos, recebem a onformação pela rede, e os usuarios podem controlar a operação fazendo pausa, voltando e avançando ou escolhendo itens de conteudo de gravação. Para que a resposta seja aceitavel o tempo entre a solicitação e execução de ação deve ser até 10 segundos. Nessa classe encontramos outra caracteristica além da midia armazenada que é o fluxo contínuo, nessa operação o cliente reproduz parte do conteudo ao mesmo tempo que recebem o restante pela rede. Evita o ter que descarregar o arquivo inteiro antes de começar a reproduzi-lo. O RealPayer e o MediaPlayer é um produto de fluxo contínuo.
A terceira caracterisca dessa classe de aplicação é a reprodução contínua, assim que se inicia a reprodução do conteudo, ela deve prosseguri de acordo com a temporização original da gravação. Sendo assim é imposta seria restrição ao atraso na entrega de dados. Os dados devem ser recebidos no servidor a tempo de ser reproduzido no cliente.
Mesmo as aplicações de midia armazenadas tendo requisito de reprodução contínua, ainda assim suas limitações de atraso são menos severas