Redes multimidia e QoS
Capítulo 1 – Introdução
1. Marque as alternativas corretas:
a) Qualidade de serviço pode ser definida como a habilidade da rede para garantir e manter certos níveis de desempenho para cada aplicação de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.
b) Dentre outros, podemos listar os seguintes parâmetros relacionados à QoS da rede: atraso, variação (Jitter) de atraso, taxa de erro de bit e taxa de perda de pacotes.
c) QoS é necessariamente um conceito fim-a-fim. Ou seja, não se pode garantir QoS se parte da rede não é capaz de prover QoS.
d) O conceito de QoS está presente em todas as camadas. Ou seja, para que uma camada possa oferecer um determinado nível de QoS, ela deve receber das camadas inferiores níveis de QoS compatíveis.
e) Atraso e variação de atraso afetam mais o tráfego de dados do que o tráfego de voz.
f) O tráfego de voz pode tolerar atrasos de até 1 segundo, desde que a variação de atraso não seja elevada, sem perda de QoS.
g) O tráfego de voz não tolera taxa de perda de pacotes superior a 1%, independente das condições de atraso.
h) São mecanismos para se prover QoS em uma rede de pacotes: compensação do jitter, priorização do tráfego, reserva de recursos, policiamento do tráfego, gerência de congestionamento, controle de admissão e fragmentação de pacotes.
2. A figura abaixo ilustra uma rede ATM. A taxa de transmissão em cada enlace está indicada na figura abaixo. Cada comutador tem um buffer associado à linha de saída indica capaz de armazenar até 100 células. O tempo de propagação é de 5 microsegundos/km. A fonte entrega um sinal PCM de 64Kbps que será empacotado pela AAL-1 utilizando modo não estruturado (47 bytes de informação por célula).
Calcule o mínimo e o máximo atraso que uma célula experimenta incluindo o tempo de empacotamento (tempo necessário para encher a célula de voz).
64 Kbps
R = 2 Mbps
R = 100 Mbps
Comut..
01
Fonte
2 Km
AAL-1
ATM
Física
R = 100 Mbps