Relação da psicologia com o filme "O Advogado do Diabo"
Curso de Direito UNIVALI
Disciplina de psicologia
2º período A – noturno
Relação da psicologia com o filme “O Advogado do Diabo”
O filme se passa no cenário jurídico, tendo como primeira cena mostrada, o júri onde o advogado busca defender o professor acusado de praticar pedofilia (transtorno de preferência sexual, que tem como definição a preferência sexual por crianças, usualmente de idade pré-puberal ou no inicio da puberdade) com a aluna.
Já neste primeiro caso, pode-se notar um dos fatores que afetam a percepção, o conhecimento do indivíduo, onde fica claro que o profissional jurídico possui um conhecimento, e, portanto uma percepção, que o faz enxergar alegações para defesa que indivíduos leigos não enxergariam.
Após o advogado receber a proposta para se mudar fazer parte de uma grande empresa de advogados, a mulher passa por diversos tipos de emoções (tipos de emoções – básicas: felicidade, surpresa, raiva, tristeza, medo, repugnância), nesta mesma ordem. Felicidade com a conquista do marido, surpresa com as regalias do novo apartamento, raiva por ter que aturar a “amiga”, tristeza por não terem tempo com o outro, e assim por diante.
Através desses acontecimentos, a esposa do advogado passa a ter que conviver com a esposa de outro advogado dessa mesma empresa. Com o tempo essa nova “amiga” passa a opinar além do limite em sua vida, o que por já ter a emoção abalada, faz com que a personagem tenha sua percepção afetada (fenômenos da percepção – ilusões perceptivas: percepção ou interpretação errônea de estímulos sensoriais externos. A influência da emoção sobre a percepção, produzindo ilusões é reconhecida e notória) fazendo com que enxergue na “amiga” a expressão de um monstro, e saia correndo de medo.
Este fato de percepção afetada criando a ilusão também ocorre quando o advogado tem uma relação sexual com a esposa, e vê o rosto da colega de trabalho (outro efeito da emoção que afeta a percepção).
Outra