Relação currículo, sociedade e educação
Introdução
O curriculo é uma ferramenta que pode assumir posturas tradicionais ou libertadoras. Se tradicionais, os educandos estarão sendo ajustados à sociedade tal qual ela é, ao passo que numa postura libertadora estarão sendo preparados para transformá-la.
Conceitos de Educação, Currículo e Sociedade
Educação: É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.
Educação informal: é a que acontece no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do cidadão.
Educação Formal: é a que ocorre nos espaços escolarizados. Dá-se de forma intencional e com objetivos determinados. Quando exercida na escola, pode ser definida como educação escolar. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade.
Segundo Kant (1724-1804) o ser humano só se torna verdadeiramente humano pela educação.
Currículo: Afirma Gimeno Sacristan: O termo currículo provém da palavra currere que se refere à carreira, a um percurso que deve ser realizado. A escolaridade é um percurso, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso pela escolaridade (2000, p.125).
É o instrumento por meio do qual a escola realiza o seu processo educativo. Não é fruto de uma escolha técnica e neutra. É fruto de relações de poder, de prioridades e escolhas articuladas a um determinado modelo de cultura, a uma visão particular de homem e sociedade, a determinados valores. Conforme o currículo que desenvolve, a escola pode exercer a função de simples transmissora de valores culturais e econômicos, colocando-se a serviço de uma classe social privilegiada. Afirma Apple