relaçoes sindicais
O conceito de gestão de pessoas é ampla, mas podemos conceituá-las como o conjunto de políticas necessárias para conduzir os aspectos da posicão gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos.
São vários os objetivos da gestão de pessoas, ela deve contribuir para a eficácia da empresa através dos seguintes meios :
Treinar e motivar as pessoas.
Ajudar as organizacões a alcançar suas metas, objetivos e realizar sua missão.
Proporcionar competitividade à empresa. A estrutura organizacional adotada pela organização é muito importante.
Os valores das empresas, dos trabalhadores no inicio do século xx é diferente dos valores que hoje as pessoas tem dentro de uma empresa, as atitudes ,as personalidades,as motivações,capacidade aprendizagem e o comportamento também evoluiu com o tempo. Na era clàssica surge os departamentos pessoais. As pessoas eram consideradas apenas complemento das máquinas, fornecedores de esforço físico. Surge mais tarde,a era neoclássica com os Departamentos de recursos humanos, os departamentos pessoais foram substituídos. As pessoas passam a desenvolver funções operacionais e táticas, os orgãos passam a ser visto naquele contexto como prestadores de serviços especializados, e são chamados de Departamento de recursos humanos e por último,surge a era da infomaçao, que é o momento em que estamos vivendo, os departamentos de RH são substituidos, as tarefas operacionais são tercerizadas, gerentes de linha passam a ser gestores e as pessoas se tornam vantagem competitiva para as empresas de sucesso.
Análise crítica
Durante o processo econômico mundial, despertou a necessidade de uma evolução da gestão de pessoas. Na Era Industrial Clássica as pessoas eram consideradas apenas omplementos de máquinas, não se valorizava o trabalhador.Na Era Industrial Neoclássica,