relaçoes humanas
A Teoria das Relações Humanas foi originada nos Estados Unidos como consequências das conclusões de experiências pelo psicólogo Elton Mayo e colaboradores na década de 90, na fábrica Western Eletric, especificamente no bairro de Hawthorne, que produzia equipamentos e componentes telefônicos.
Esta teoria quebrou o conceito da Teoria Clássica, onde foi verificado que a mesma era inadequada à vida social do ser humano, pois, ela não se preocupava com o mesmo e sim com a produção e o resultado que iria ser obtido.
De acordo com Chiavenato (2008, pag. 96) Elton Mayo criou uma nova concepção sobre a natureza do homem, que se baseia nos seguintes aspectos:
* Os colaboradores são criaturas sócias, dotados de sentimentos, desejos e temores, onde o seu comportamento na organização é consequência de fatores motivacionais;
* As pessoas são motivadas por necessidades humanas;
* A supervisão e a liderança são influencias do comportamento de grupos sociais.
Elton provou com a sua experiência que a recompensa salarial não é o único fator decisivo na satisfação do colaborador dentro de uma situação organizacional, pois o ser humano é motivado também por recompensas sócias e simbólicas.
Para iniciar esses estudos Elton Mayo tinha como objetivo desenvolver um ambiente interno na organização agradável para os colaboradores e partindo-se disso ele realizou algumas pesquisas e mudanças internas que incluíam a modificação da iluminação, intervalos para descansos, pesquisas de satisfação dos colaboradores sobre a organização e o modo como ela atuava.
Um dos testes incluía um grupo composto por 6 moças em uma sala separada para teste, onde neste local elas tinham direito ao um período de descanso, carga horária de trabalho reduzida e lanche servido pela organização. Assim foi verificado que as moças gostavam do trabalho que realizavam, pois tinha uma supervisão branda, sem pressões, onde por fim, ampliou a produção, ocasionando sucesso no teste.