Trabalho De Transporte Mar Timo Internacional
Marítimo Internacional
Navio
Q-MAX MOZAH
Navio
Q-MAX MOZAH
Navio
Q-MAX MOZAH
Construído 2008
Tamanho 345 metros comprimento x 53 largura x 34 altura Calado 12.2 m
A gigante ExxonMobil possui em sua frota o maior navio transportador de
GNL (gás natural liquefeito) do mundo.
A embarcação Q-Max, batizada de
"Mozah" e desenvolvida pela multinacional de petróleo em parceria com o Qatar Petroleum, acionistas na joint-venture Qatar gás, promete levar até 80% a mais de carga que os navios convencionais. De acordo com a ExxonMobil, o "Mozah" é a primeira embarcação transportadora de GNL Q-Max do mundo.
Para a companhia, o navio marca um avanço no embarque de gás natural liquefeito, com redução dos custos de transporte, melhoria da eficiência energética e redução demissões.
Para se ter uma ideia, o navio desenvolvido pela
ExxonMobil com a Qatar Petroleum tem comprimento superior a três campos de futebol e torre de vinte andares - da quilha ao topo do mastro. Equipado com os maiores tanques de contenção por membrana já construída e com capacidade total de até 266 mil metros cúbicos, ele carrega gás natural em quantidade suficiente para atender às necessidades energéticas de 70 mil lares norte-americanos durante um ano.
Por mais de trinta anos, o tamanho dos navios
GNL permaneceu inalterado, com capacidade de 140 mil metros cúbicos. Pensando nisso, operadores de navios, especialistas em hidrodinâmica, arquitetos navais e engenheiros estruturais da Qatar Petroleum e da ExxonMobil trabalharam em conjunto para desenvolver e testar rigorosamente projetos de tanques de carga Q-Max maiores. Para tanto, foi feita uma avaliação abrangente do deslocamento de carga para comprovar que os sistemas de maior porte são viáveis e confiáveis. Outra inovação do navio fica por conta da unidade de liquefação a bordo. Ela reliquefaz o gás natural vaporizado durante o transporte, reinventando-o na forma de líquido nos tanques de carga, em vez