Relaçoes etnicos raciais na escola
PROJETO BATUQUE “Porque ninguém nasce racista”
Coordenadora: Profª. Elizabeth Aires Leite Gestora: Marizélia Alves dos Reis
Cristalândia – TO.
SÍNTESE
O Projeto Batuque que aborda especificamente a temática: História e Cultura AfroBrasileira e Africana, é desenvolvido no Colégio Estadual de Cristalândia pelas professoras das disciplinas de História, Artes e Biologia, com as turmas de 2º Ano Médio Básico. Contase ainda com o incondicional apoio da gestão, coordenações e demais funcionários da Unidade Escolar. As ações são desenvolvidas ao longo do ano letivo, no período de fevereiro a novembro com a colaboração de alunos de outras séries, pais e várias pessoas da comunidade local. O referido projeto apresenta características flexíveis, o que permite a sua reformulação a cada ano.
INTRODUÇÃO
O Projeto Batuque abre espaço para a inclusão da temática sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Colégio Estadual de Cristalândia desde o ano de 2004, conforme determina a Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais que lhe dão suporte. De iniciativa das professoras da disciplina de História, o referido projeto permite que se dispense um tempo maior ao estudo da história do Brasil, dando um destaque todo especial a história e a cultura do povo negro brasileiro. De caráter interdisciplinar envolve outras disciplinas como Artes e Biologia, trabalhando de forma especifica a mesma temática e complementando o que é posto pela disciplina de História.
JUSTIFICATIVA
A pouca importância dada ao tema: História e Cultura Afro-Brasileira e Africana pela escola pública, o desconhecimento por parte dos alunos e alunas da real história dos africanos e afro-descendentes no Brasil, a preocupação com a abordagem pejorativa que muitos livros didáticos ainda fazem sobre o(a) negro(a) desde o período colonial, bem como a insistente presença do preconceito e da discriminação racial na escola e na