Relatórios
Objetivo:
Conhecer métodos de separação de misturas heterogêneas.
Introdução:
Chamamos de mistura uma associação de duas ou mais substâncias diferentes, e as espécies químicas presentes na mistura são denominadas componentes.
Cada aspecto distinto observado na região de um sistema chamamos de fase. Usamos o método de observação visual para classificar as misturas e, de acordo com o número de fases que elas apresentam, podem ser classificadas em homogêneas ou heterogêneas.
Homogênea:
Uma mistura homogênea é quando á mais de um componente, como água e açúcar, mais quando misturados só se par ver uma coisa, no caso uma fase.
Heterogênea:
Uma mistura heterogênea é quando á dois ou mais componentes, e dá para ver á olho nu que dentro do recipiente tem mais de um componente, como água e óleo.
E de acordo com o número de fases, a mistura heterogênea pode ser classificada em: bifásica, quando apresenta duas fases; Trifásica, quando apresenta três fases; polifásicas, quando apresentam quatro fases ou mais.
Assim esses tipos de misturas podem ser separados por alguns processos mecânicos.
Exemplos:
Decantação: usado para separar os componentes de misturas heterogêneas, constituídas de um componente sólido e outro líquido ou de dois componentes líquidos, estes líquidos devem ser imiscíveis, que não se misturam. Esse método consiste em deixar a mistura em repouso e o componente mais denso, sob a ação da força da gravidade, formará a fase inferior e o menos denso ocupará a fase superior.
Destilação simples: usadas para separa misturas homogêneas sólido-líquido, com pontos de ebulição diferentes.
Materiais:
- Vidraria - Reagentes
Béquer Água destilada
Bastão de vidro Óleo vegetal
Funil de decantação
Suporte universal
Argola
Procedimento:
- Colocar em