Relatórios sobre conservação das massas
4000020000
737870295910UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
00UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR: Kepler Borges França
ALUNO: Talita Kênya Oliveira Costa
MATRÍCULA: 113111998
EXPERIMENTO Nº 3
Conservação da massa
CAMPINA GRANDE, 15 de agosto de 2013SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 3OBJETIVO.............................................................................................................. 4MATERIAIS E MÉTODOS ................................................................................... 4DADOS EXPERIMENTAIS.................................................................................... 5TRATAMENTO DOS RESULTADOS.................................................................. 6CONCLUSÃO ....................................................................................................... 8QUESTÕES........................................................................................................... 9BIBLIOGRAFIA..................................................................................................... 11
INTRODUÇÃO
Quando uma reação química ocorre em um sistema fechado, a soma das massas das espécies reagentes é rigorosamente igual a soma das massas espécies produtos desta reação. Este pode ser interpretado como o enunciado da Lei da Conservação da Massa ou Lei de Lavoisier – a matéria não pode ser criada nem destruída, mas somente transformada.
Entretanto, a maioria das transformações químicas é acompanhada de liberação ou absorção de energia. A massa associada a uma quantidade definida de energia é dada por uma equação importante, a equação de EINSTEIN.