Questionário História da educação
CAPÍTULO XVII
Questões gerais
1. Relacione surgimento da burguesia, economia capitalista, renascimento cientifico e mudanças na educação.
Durante esse período persistiam as contradições no que diz respeito ao processo de divisão da ordem feudal e da ascensão da burguesia com a consequência do desenvolvimento do capitalismo houve e intensificação do comércio, que agregou características empresarias a colonização, o renascimento cientifico por sua vez foi compreendido como expressão da ordem burguesa, marcado pelas invenções e as descobertas tornaram essa nova concepção de ciência inseparável ao crescimento da indústria, a burguesia necessitava de ciência que investigasse.
Educação religiosa: marcada pelos jesuítas representavam o ensino tradicional mais conservador, desprezavam o ensino da ciência e filosofo modernos.
Educação pública: em 1619 o Ducado de Weimar regulamentou a obrigatoriedade escolar para as crianças de 6 a 12 anos, sobre influência e direções foram fundadas diversas escolas gratuitas para as crianças pobres e um seminário para a formação de mestre.
Acadêmicos: as academias do século XVI não eram escolas institucionalizadas porém visam a atender aos interesses da nobreza da formação cavalheiresca de seus filhos.
2. Comente: o interesse pelas questões do método, no séculoXVII, relaciona-se com a busca do realismo na pedagogia.
Este século foi caracterizado pelo cuidado com o método na filosofia, na ciência e na educação, na pedagogia realista contrariava a educação antiga, excessivamente formal e retorica. Preferiu o rigor das ciências da natureza buscando superar a tendência literária e estética próprio do humanismo renascentista.
3. Como a educação física era vista na educação medieval e como passou a ser considerada na Idade Moderna?
Durante esse período a educação física era extremamente formal e retorica, passou-se a dar preferencia ao rigor das ciências da natureza, buscando superar a tendência literária e estética