TRABALHO ELIZANGELA
RELATÓRIO - PROVAS OPERATÓRIAS
Disciplina: Diagnóstico I e II
Professora: Vanessa Alessandra Cavalcante
Aluna: Maria Elizângela da Silva Melo
Goianinha
2014
Relatório
O referente trabalho teve por objetivo a aplicação de algumas provas operatórias e por meio delas analisar o nível cognitivo em que a criança se encontra e se há defasagem em relação à sua idade cronológica. A criança escolhida para o teste foi Maria (nome fictício) de 7 anos de idade, estudante do 2º ano do Ensino Fundamental I e o local escolhido para a aplicação das provas foi a casa da tia da criança. Ao iniciar o teste a avó e a irmã mais nova de Maria ficaram presente por alguns momentos, pois houve uma curiosidade da parte delas em relação ao trabalho. No entanto, a criança reagiu muito bem, demonstrando entusiasmo e interesse em realizar os testes, pois antes de iniciarmos as atividades, conversamos bastante sobre o que iríamos fazer.
Porém, foram aplicadas três provas operatórias: Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos; Conservação de matéria e Conservação de comprimento.
Na prova de Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos foram realizadas algumas perguntas, como: O que você pode me dizer sobre estas fichas? Temos a mesma quantidade de fichas azuis e vermelhas ou não? Como você sabe disso? Essa linha está mais comprida, será que não tem mais fichas? Como temos agora?
Diante dos argumentos utilizados na conservação, como nos de identidade, a criança conseguiu identificar as cores das fichas e comparar quantidades; nos argumentos de reversibilidade afirmou que apesar de mudarmos a sequência e a distância dos elementos a quantidade permanece a mesma e nos argumentos de compensação manteve-se segura das suas opiniões e respostas anteriores.
Entretanto, na prova de conservação de matéria