Relatórios de observação de estágio de pedagogia
◊ No âmbito escolar prevaleceu a ausência de uma educação para a diversidade étnico-racial.
◊ A questão racial tem-se constituído como um campo de silêncio no currículo de formação de professores ↔ às vezes, os negros são apenas lembrados no 13 de maio. → Não há o enfoque sobre a diversidade étnica racial que compõe a formação social brasileira.
◊ A formação dos professores deve preocupar-se em desconstruir os mitos raciais → mudar radicalmente os valores e as representações inculcadas nos sujeitos.
◊ Deve-se buscar uma formação de professores pautada em uma prática mais democrática [ PLURAL ] no que se refere às diferenças étnicas.
→ Lei 10.639 [09/01/2003] ↔ institui a obrigatoriedade da inclusão nos currículos oficiais do ensino da História da África e Cultura Afro-brasileira”
→ desafio para a formação de professores: •reeducar a sensibilidade dos professores para que voltem sua atenção para a diversidade e para os conflitos presentes na sala de aula.
◊ A lei foi um resultado da luta histórica do Movimento Negro.
◊ A prática escolar até então não tem colaborado para a construção de identidades pautadas pela diversidade ↔ o aluno não se vê representado em cartazes, festas ou nas histórias contadas ou lidas na escola.
◊ A linguagem utilizada na escola e em livros didáticos, segundo as pesquisas, é ideológica e reproduz o preconceito.
Linguagem: componente básico na construção de subjetividades.
◊ Deve-se reconstruir conceitos para romper com estereótipos negativos que até então foram construídos ↔ contação de histórias e leituras na sala de aula podem contribuir para elevar a auto-estima dos alunos negros.
◊ Para mudar o cotidiano, basta ao professor/a ser criativo.
◊ Essa prática pautada na diversidade promove a construção de novas identidades baseadas no reconhecimento da existência do outro.
[pic]
LEI Nº 11.645,