Organização de computadores
Processador:
Principal responsável pela atividade de processamento de um sistema de computador que é composto por três partes.
ULA: Unidade lógica aritmética: Decodifica e executa as instruções em linguagem de máquina a cada etapa da execução dos dados.
UC: Unidade de controle: Gerencia a comunicação entre o ambiente interno e o externo movimentando dados entre o processador e seus periféricos entre outras funções.
Registradores: memória interna do processador: Espaço de armazenamento dos dados a serem processados.
Memoria Primarias:
Local onde um programa ou parte de um programa será armazenado temporariamente, a fim de possibilitar sua execução.
A hierarquia das memorias principais segue na seguinte ordem:
Registradores que tem um acesso mais rápido que a memória RAM, porém sua capacidade de armazenamento é pequena e seu custo maior.
Memoria Cache que tem um acesso mais rápido que a memoria RAM e mais lento que os registradores, este tem uma capacidade de armazenamento maior que a memoria cache porem com um custo ainda bem superior a memoria RAM.
Memoria RAM (Random-Access Memory - Memória de Acesso Aleatório), esta por sua vez dentre as três é a mais lenta porem tem o menor custo, tendo um bom custo beneficio na melhora do computador.
Memória Secundária:
Espaço para armazenamento estando ligado ou não a um computador. Com uma grande capacidade de armazenamento e menor custo que as memorias principais perdendo na velocidade de acesso do processador nas mesmas que é lento comparado as memorias primarias. Neste tipo de memoria os dados salvos não são temporários podendo ficar salvos por tempo indeterminado.
Alguns exemplos deste tipo de memoria seriam HD (Hard driver – disco rigido) internos ou externos ao computador, CD/DVD e pendrivers.
Periféricos:
São componentes de entrada e saída que tem como função receber ou enviar dados e