Resumo informativo: motores sincronos e assincronos
Resumo informativo
Aluno: Edward de Araújo
Maquinas elétricas
Professor: Leonardo Azevedo
Curso: Automação industrial
Universidade Estácio de Sá
Relativo à rotação, as máquinas de corrente alternada podem ser divididas entre máquinas síncronas e assíncronas.
As máquinas síncronas são síncronas quando rodam numa velocidade de sincronismo, que pode ser calculada por uma equação que é a razão entre a frequência e o numero de polos do motor. Nesse principio, temos o gerador síncrono ou alternador e o motor síncrono.
As máquinas assíncronas não rodam num sincronismo, e sua velocidade geralmente é inferior à velocidade de sincronismo quando for um motor, e roda acima da velocidade de sincronismo quando for gerador. Essa velocidade varia dentro da própria máquina com a carga acoplada, e seu principio de funcionamento é diferente das máquinas síncronas. Nesse principio temos o gerador assíncrono (que é pouco utilizado) e temos o motor assíncrono que tem uma utilização mais variada.
Tanto as máquinas síncronas como as assíncronas podem funcionar com uma corrente alternada monofásica, bifásica e até trifásica.
O motor assíncrono tem muitas aplicações, tanto na indústria como em electrodomésticos, dada a sua grande robustez, baixo preço, não produz faíscas e necessita de uma manutenção mais reduzida que qualquer maquina.
Alguns motores síncronos não são autossuficientes na partida, necessitando ser levados próximos a sua rotação nominal, através de outro motor. Quando este alcança a velocidade próxima a de rotação de trabalho, seu rotor é então alimentado e ele rapidamente alcança a velocidade de sincronismo.
O motor assíncrono é constituído basicamente pelos seguintes elementos:
* um circuito magnético estático, constituído por chapas ferromagnéticas empilhadas e isoladas entre si, ao qual se dá o nome de estator;
*por bobinas (n. de grupos, consoante o motor monofásico ou polifásico) localizadas em cavas abertas no