Relatório
• Matriz de Pontos (PROTOBOARD);
• Multímetro (nas funções Ohmímetro, Voltímetro e Amperímetro);
• Resistores com código de cores, entre outros.
Para obtermos esses valores para uma corrente continua, utilizaremos dois princípios básicos de conversação, explicados através das Leis de Kirchhoff.
1. INTRODUÇÃO Quase todas as experiências de eletricidade, envolvem montagem de circuito e medidas de tensões e de correntes elétricas. Por essa razão, é importante que familiarizaremos com os instrumentos que permitam medir estas grandezas elétricas. Esses instrumentos são:
1.1.2. Matriz de pontos (Protoboard)
A Matriz de Pontos (nome genérico) ou Protoboard (marca registrada) consiste de pontos ligados internamente possibilitando a montagem de componentes e circuitos integrados sem que seja necessário usar solda.
Os barramentos verticais, em geral, são usados para alimentação (+Vcc, GND e -Vcc). Na Figura 1 se pode verificar como é a configuração das trilhas do Protoboard e os bornes para conexão da alimentação. Observe também que o borne de cor preta está conectado ao terra, ou seja, possui ligação com a carcaça.
Figura 1 - Matriz de Pontos (Protoboard) 1.1.3. Multímetro
Os dispositivos que medem corrente, diferença de potencial e resistência são chamados de amperímetro, voltímetros e ohmímetros respectivamente. Muitas vezes os três medidores estão incluídos em um único multímetro que pode ser selecionado para ser usado como um ou como outro.
Figura 2 - Multímetro digital o Para usar um multímetro:
• Use a chave de seleção de função para escolher a escala e o tipo de grandeza (Tensão CC ou AC,