Relatório
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE CESMAC DO SERTÃO
DIREITO 1° PERÍODO
Relatório da Palestra: A relação entre o Espiritismo, a Ética e o Direito
Setembro 2011
Palmeira dos Índios
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAYME DE ALTAVILA – FEJAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE CESMAC DO SERTÃO
DIREITO 1° PERÍODO
Relatório da Palestra: A relação entre o Espiritismo, a Ética e o Direito
Setembro 2011
Palmeira dos Índios
INTRODUÇÃO
O conteúdo deste trabalho versa sobre a palestra ministrada no dia 13 de Setembro pelo Promotor e o Juiz onde estes falaram sobre o tema da Relação entre o Espiritismo, a Ética e o Direito. Este relatório tem por objetivo apresentar os principais conteúdos que foram expostos no decorrer da palestra.
Palestra: A relação entre o Espiritismo, a Ética e o Direito
O tema da Doutrina revelada pelo Espiritismo foi tratado pelos palestrantes de forma simplória e com respeito as religiões diversas dos ouvintes.
O Promotor tratou da importância da ética dentro do universo do direito, no sentido de que o respeito pelo outro, o amor pelo outro, o cuidado com os interesses do outro e da sociedade são valores transmitidos pelo espiritismo. A doutrina espírita em seus preceitos morais prega o amor ao próximo e a Deus, a caridade e a evolução do espírito humano.
A Ética Espírita é uma ética cristã, onde tem-se de tomar cuidado com o modo como se expressar diante do outro, pois todos os nossos atos possuem efeitos. Aquele que pratica o bem terá como conseqüência a liberdade; aquele que pratica o mal terá como conseqüência a escravidão. De modo que somos o resultado do que pensamos e agimos. Não há privilégios, não há jeitinho. Seremos julgados pelo bem ou pelo mal que fizermos aos outros. São cuidados éticos e responsáveis que servem de exemplo.
O Promotor citou como exemplo da Ética, que brota da doutrina espírita, no seu ambiente de trabalho o caso da pirataria de