relatório
1. INTRODUÇÃO
O naftaleno, também conhecido por naftalina, é um hidrocarboneto aromático cuja molécula é constituída por dois anéis benzénicos condensados. Apresenta a fórmula molecular C10H8. É uma substância cristalina branca, em forma de lâminas, volátil, com um odor degradante e que arde com chama luminosa (ALVES, 2013).
Fontes
O naftaleno pode ser obtido de várias formas. Primeiramente, a partir do petróleo, porém apenas em pequenas quantidades, o que torna o processo economicamente inviável. Atualmente a substância é obtida por meio da destilação do alcatrão da hulha, no qual está presente numa proporção de aproximadamente 7%. Também se obtém naftalina a partir do reforming (modificação) catalítico de hidrocarbonetos alifáticos. Além disso, pode surgir como subproduto de indústrias de tintas e resinas, pesticidas provenientes de indústrias e/ou áreas agrícolas, centros urbanos situados nas proximidades, queimadas, depósitos de resíduos tóxicos e outros (ALVES,2013).
Fonte: Brasil Escola
Figura 01: Formula estrutural da naftalina
2. OBJETIVOS
Construir tabelas e gráficos através dos dados coletados durante o experimento Determinar o ponto de fusão do naftaleno
3. MATERIAS UTILIZADOS
Acido Clorídrico (2M)
Bolinhas de Naftalina
Naftalina em pó
Carbonato de cálcio
Cronômetros
Cloreto de Sódio
Proveta de 100mL com tampa
Bastão de vidro
Tubos de ensaio
Bico de Busen
Espátula
Termômetros
Tripé
Tela de amianto
Béqueres de 50 e 250 e 100 mL
4.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Parte 1: PONTO DE FUSÃO DA NAFTALINA EM PÓ
Colocou-se ½ espátula de naftalina em um tubo de ensaio e aqueceu-se o mesmo em banho-maria até a temperatura atingir 90°C.
Introduziu-se um termômetro no tubo de ensaio e retirar o tubo do banho-maria.
Desligou-se o bico de Bunsen e registrar os valores de temperatura na tabela 1 de 15 em 15 segundos (utilize o cronômetro) até