relatório
DUREZA TOTAL DA ÁGUA.
No dia 28 de Janeiro de 2014, a professora Dra. Harumi Otaguro propôs uma aula experimental no intuito de aprender a volumetria de complexação e a determinar a dureza total da água.
Material usado
Béquer
Espátula
Pipeta graduada
Bureta
Conta gotas
Erlenmeyer
Pipetador de borracha
Primeira etapa Primeiramente, com um béquer foi pego solução CaO (cal virgem), e em três erlenmeyer foi colocado 50,0 ml da solução em cada. Após, com uma pipeta graduada foi adicionado 2,0 ml de solução tampão com pH = 10 em cada um. Com uma espátula, adicionou indicador de Eriocromo T em cada um dos erlenmeyer. Com um béquer foi pego EDTA e transferiu para uma bureta de 25,0 ml. Em seguida, em cada erlenmeyer foi deixado pingar o EDTA até a solução ficar azul. Depois foi anotado as observações.
Segunda etapa Primeiramente, com um béquer foi pego solução contendo íons Ca 2+, e Mg 2+ . Em três erlenmeyer foi colocado 50,0 ml da solução em cada. Após, com uma pipeta graduada foi adicionado 2,0 ml de solução tampão com pH = 10 em cada um. Com uma espátula, adicionou indicador de Eriocromo T em cada um dos erlenmeyer. Com um béquer foi pego EDTA e transferiu para uma bureta de 25,0 ml. Em seguida, em cada erlenmeyer foi deixado pingar o EDTA até a solução ficar azul e foi anotado as observações.
Terceira etapa Foi pego com um béquer água da torneira (H2O) e transferido para três erlenmeyer o volume de 100,0 ml em cada. Após, com uma pipeta graduada foi adicionado a cada um 2,0 ml de solução tampão com pH= 10 e com uma espátula adicionou indicador de Eriocromo T em cada solução. Com um béquer foi pego EDTA e colocou na bureta de 25,0ml. Depois, foi deixado pingar o EDTA em cada erlenmeyer ate a solução ficar azul e foi anotado as observações.
Quarta etapa