Folclore do Paraná
Lendas, Mitos, Histórias,
Contos
Edson Lotto
Francisco da Silva Jr.
Gislaine Moresco
Juliana Ferreira Sorroche
Maria Terezinha Carniatto
Neuza Gomes Cazeta
Silvana Misga
Folclore: O que é?
O folclore é resultado de uma manifestação essencialmente popular que tem como algumas de suas características a transmissão oral de geração para geração, o anonimato sobre sua origem, e sua funcionalidade em explicar fenômenos ou acontecimentos considerados inexplicáveis para uma parte da população. Um exemplo que agrega esses diferentes aspectos são as lendas, contos e crendices populares que ninguém sabe dizer de onde surgiram, mas são tidas como verdadeiras por muitos.
Folclore do Paraná
No Paraná, o folclore pode ser entendido como uma miscigenação entre os costumes trazidos pelos diversos imigrantes europeus e pelos escravos que colonizaram o Estado, com os dos povos indígenas que já se encontravam nesse território.
Além disso, são fortes as influências deixadas por migrantes de outros Estados brasileiros, em especial, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São
Paulo.
Visando a manutenção das tradições de seus antepassados, existem grupos de descendentes de imigrantes que atuam na apresentação de danças e trajes típicos. Entre esses, os grupos folclóricos alemães, italianos, gaúchos, poloneses, portugueses e ucranianos são os de maior número no Paraná.
Muitos desses apresentam-se anualmente no
Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, realizado desde 1961 pela Associação Interétnica do Paraná
(AINTEPAR).
Folclore do Paraná
Sem origem definida, também são comuns em festas paranaenses a realização de algumas danças folclóricas como a Balainha, onde cada parte de um casal segura uma extremidade de um arco florido e passam por cima e por baixo do arco dos outros pares; o
Pau-de-fitas, com fitas coloridas pregadas em um mastro de três metros