zoologia 4
Caso, que pode ser percebido em diversos zoológicos, onde os animais parecem não se incomodar com a presença e a atenção que os visitantes impõem ou o contrário, quando o animal não gosta de se expor e perde sua curiosidade e acaba por não apresentar nenhuma interação com os visitantes.
A interação animal-humano, em exemplos como esse geram novas formar de comportamento.
Os primatas, são os animais mais próximos dos humanos, pois compartilham muitos traços biológicos. Também observa-se uma capacidade enorme de aprendizado e raciocínio além de comportamentos semelhantes ao dos humanos. (Livro – Capítulo 24 – 629)
Devido a relação filogenética dos primatas com os humanos, alguns profissionais assumiram que esses animais deveriam apresentar os mais complexos sistemas sociais. (Livro)
O comportamento dos primatas enfatiza sua variedade e complexidade. (Livro)
“Ao servir de figura materna para o chimpanzé Joni, uma psicóloga permitiu o desenvolvimento de outros modos de relacionar até o ponto desse sistema, originalmente inter específico, convergir para um modo de vida partilhado e recursivo. Essa conservação da adaptação em co-ontogenia inter-específica não é desconhecida: é ela que permite a um animal de estimação, um cuco, uma formiga ou a qualquer organismo nessas condições, desenvolver-se de modo viável na interação com cuidadores de outra espécie. Pais, de fato, biológicos, pois participam do processo de construção ontogênica do organismo adotivo. Do ponto de vista do observador humano, esse processo implica o que Despret (2004) denomina prática antropo-zoo-genética,