Relatório
Environment Consultoria Ambiental
Relatório técnico sobre os possíveis impactos ambientais ocasionados pelo cemitério de São Francisco Xavier, Rio de Janeiro – RJ
I. Objetivo
Este relatório técnico tem por objetivo analisar e verificar os impactos e aspectos ambientais gerados pelo cemitério do Caju, localizado no estado do Rio de Janeiro.
II. Definições
Necrochorume: o necrochorume é um líquido contaminante, de aparência viscosa e coloração castanho-acinzentada. Conforme Mari Rosí, o necrochorume é um liquido eliminado por cadáveres por no mínimo seis meses e pode comprometer o meio ambiente e causar problemas de saúde.
Saponificação: Segundo o engenheiro mecânico, Carlos Alberto Campagner, saponificação é a hidrólise alcalina de ésteres provenientes de ácidos graxos. A reação é assim denominada porque o sal formado recebe o nome de sabão.
Bactérias putrefativas: Seguindo os conceitos do ICEU (Instituto Catarinense de educação) são bactérias que hidrolisam as proteínas, podendo coagular o leite sem acidificá-lo ou produzir amônia.
Putrefação: a putrefação é o conjunto da cadeia de reações químicas complexas, é um fenômeno complexo, fundamental à vida e a sua manutenção, segundo o representante da Escola Paulista de Medicina, o professor Dr. Carlos Delmonte.
III. Atividades realizadas
Para o estudo dos aspectos e impactos ambientais encontrados no cemitério de São Francisco Xavier, mais conhecido como cemitério do Caju, localizados no estado do Rio de Janeiro, foram realizados alguns métodos de ensaio. Segue abaixo os procedimentos desse método.
1ª etapa: De acordo com a Resolução nº 335, todos os cemitérios horizontais e verticais deverão adotar o processo de licenciamento ambiental. Foi consultado ao Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) o que era necessário para se ter o processo de licenciamento ambiental.
2ª etapa: Sabendo que os cemitérios podem ser