Combustão
A fotossíntese é o processo pelo qual plantas, alguns protistas, bactérias fotossintetizantes e cianobactérias sintetizam compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico, produzindo seu próprio alimento. Os organismos clorofilados captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia.
Na fotossíntese realizada pelos seres fotossintetizantes, com exceção das bactérias, gás carbônico (CO2) e água (H20) são usados para a síntese de carboidratos, geralmente a glicose. Nesse processo há a formação de oxigênio (O2), que é liberado para o meio. A fórmula geral da produção de glicose pela fotossíntese dos eucariotos e cianobactérias é:
6 CO2 + 12 H2O C6H12O6 + 6 O2 + H2O
Essa equação mostra que, na presença de luz e clorofila, o gás carbônico e a água são convertidos em uma hexose – neste exemplo, a glicose - havendo liberação de oxigênio.
As bactérias vermelhas sulfurosas (ou tiobactérias púrpuras) realizam uma forma particular de fotossíntese em que não há necessidade de água nem formação de oxigênio. Essas bactérias usam gás carbônico e sulfeto de hidrogênio (H2S) e produzem carboidrato e enxofre. A fórmula geral da fotossíntese realizada por essas bactérias é:
6 CO2+ 2 H2S CH2O + H2O + 2 S
A partir da interpretação dessa fórmula foi possível a criação da equação geral da fotossíntese:
6 CO2+ 2 H2A CH2O + H2O + 2 A
Essa equação mostra que H2A pode ser a água (H2O) ou o sulfeto de hidrogênio (H2S) e evidencia que, se for água ela é a fonte de oxigênio na fotossíntese.
Nos organismos mais simples, como as cianobactérias, a fotossíntese ocorre no hialoplasma, que é onde se encontram diversas moléculas de clorofila, associadas a uma rede interna de membranas, que são extensões da membrana plasmática. Nos organismos mais complexos, como as plantas, a fotossíntese ocorre nos cloroplastos, compostos por: envelope, estroma, grana, lamelas e