Relatório
1. INTRODUÇÃO
Nesta actividade, pretende-se compreender algumas propriedades das enzimas, estas são designadas como catalisadores.
Com efeito, por enzimas entende-se que seja uma das proteínas produzidas por seres vivos e capazes de catalisar reacções químicas relacionadas com a vida, sem no entanto sofrerem alterações na sua composição química.
Assim sendo, as reacções que ocorrem nos organismos vivos são catalisadas pelas enzimas. Também quanto à acção, a teoria mais aceite é a de que a enzima e a substância sobre a qual posteriormente, sofre um desdobramento, regenerando a enzima.
Os catalisadores são substâncias que aumentam a velocidade de uma reacção química, quando retardam chama inibidores estes velocidade aumenta ou diminui conforme se utiliza um catalisador ou um inibidor.
Existem alguns factores que influenciam a velocidade de uma reacção: a temperatura, a concentração da enzima e do substrato e, por fim, o pH.
O pH é definido pela quantidade de hidrogénios, os quais alteram formações da proteína e da sua estrutura terciária provocando desnaturação o que impede a sua actividade catalítica da enzima.
Existem alguns factores que influenciam a velocidade de uma reacção, sendo uma delas a temperatura:
A temperatura influencia na medida que, quando a temperatura aumenta, as partículas ficam mais agitadas e colidirão por falta de espaço.
Por isso quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade da reacção, no entanto se a temperatura for demasiado alta também a energia cinética molecular a aumenta e as ligações que se estabelecem entre as moléculas tendem a quebrar-se
O princípio do catalisador é diminuir a energia de activação. A enzima liga-se à molécula de substrato em uma região específica denominada por centro activo. Esta região é um encaixe que apresenta um lado envolvido por cadeias de aminoácidos que ajudam a ligar o substrato, e o outro lado desta cadeia age na catálise.
Por fim, o peróxido de