DDVM
RAÇAS ACOMETIDAS PELA DOENÇA: ESSAS SÃO AS RAÇAS RELATADAS COM MAIOR FREQUÊNCIA, SEGUNDO A LITERATURA, E O SEXO MAIS AFETADO É O MACHO QUANDO COMPARADOS ÀS FEMEAS. O PORQUÊ DISSO AINDA NÃO FOI TOTALMENTE ESCLARECIDO.
ANATOMIA DA VÁLVULA MITRAL: A DDVM AFETA COM FREQUÊNCIA A VALVULA MITRAL, PODENDO TAMBÉMAFETAR A VALVULA TRICUSPIDE.
SABEMOS QUE O CORAÇÃO É O ORGÃO CENTRAL DO SISTEMA CARDIOVASCULAR. ELE É COMPOSTO PRINCIPALMENTE DE MÚSCULO CARDÍACO, O MIOCÁRDIO, O MIOCARDIO, O QUAL FORMA UMA BOLSA DIVIDIDA EM QUATRO CÂMARAS: ÁTRIO DIREITO, ÁTRIO ESQUERDO, VENTRÍCULO DIREITO E VENTRÍCULO ESQUERDO.
MECANISMOS DA VÁLVULA NORMAL: FALAR SLIDE.
COMO SE DÁ A DOENÇA: A DOENÇA SE DESENVOLVE COM O PASSAR DA IDADE E QUANDO SUBMETIDO A EXAMES PELO VETERINÁRIO É POSSÍVEL SER OBSERVADO PEQUENOS NÓDULOS NAS MARGENS LIVRES DA VÁLVULA, QUE COM A EVOLUÇÃO SURGEM PLACAS GRANDESQUE DISTORCEM A VALVULA E COM ISSO TENDE A FICAR ENRRUGADA.
PODE HAVER TAMBÉM O COMPROMETIMENTO DAS CORDOALHAS TENDÍNEAS QUE SE TORNAM ESPESSADAS E FRACAS. COM A PROGRESSÃO DESSAS LESÕES A INSUFICIÊNCIA VALVAR TORNA-SE CLINICAMENTE EVIDENTE, LEVANDO À INSUFICIENCIA CARDÍACA CONGESTIVA ESQUERDA (ICCE).
ETIOLOGIA: A CAUSA DA DDVM AINDA É DESCONHECIDA, E SEGUNDO AUTORES HÁ UMA SUSPEITA DE QUE A DOENÇA SEJA ADVINDA DE FATORES GENÉTICOS QUE PODEM LEVAR A DEGENERAÇÃO DO COLÁGENO, PORÉM NÃO HÁ NADA COMPROVADO DE FATO E AINDA É UMA DOENÇA QUE NÃO ESTÁ ASSOCIADA A AGENTES INFECCIOSOS OU INFLAMATÓRIOS.