Relatório
Escola D. Dinis
Ciências da Natureza
19, de Janeiro de 2012
Índice Introdução 3 Objectivo 4 Material e métodos 5 Resultados 8 Discussão / Conclusão 9
Introdução
Este relatório, realizado no âmbito da disciplina Ciências da Natureza, vai tratar sobre as várias observações feitas às células durante o decorrer do trabalho prático, os materiais utilizados e as diferenças encontradas nas células da epiderme da cebola e erva da fortuna (célula vegetal) em comparação com as células do epitélio lingual (célula animal).
A célula é a unidade básica, funcionalidade e estrutural de todos os seres vivos onde se realizavam os processos metabólicos essências à vida.
A maioria das células utiliza-se normalmente o microscópio ótico.
Os seres vivos constituídos por uma única célula denominam-se seres unicelulares e apresentam dimensões microscópicas.
Os seres vivos constituídos por mais de que uma célula, mais complexas, são designados de seres pluricelulares
As células eucarióticas são células com um núcleo individualizado, delimitado por um invólucro nuclear e variadas estruturas celulares (organelos).
O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões (mais de 1013) de células. A maioria das células vegetais e animais têm entre 1 e 100 µm (micrómetro) e, portanto, são visíveis apenas sob o microscópio.
A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1665. A teoria da célula, desenvolvida em 1838 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células.
Objectivo
O trabalho prático realizado na disciplina de Ciências da Natureza teve como principais objectivos: * Verificar que a célula é a unidade estrutural e de função dos seres vivos. * Conhecer a constituição das células eucarióticas animais e vegetais. * Identificar as diferentes estruturas constituintes das células animais e vegetais. * Verificar