Moeda de credito
UMA CONDIÇÃO QUE PERMITE
A CRISE INFLACIONÁRIA *
Alain Lipietz**
Sumário
Um e x ame sobre a n o ç ão de mo e da c r é d i to pura sob a ó t i ca da t e o r ia ma rxi s-
' ta da f o r m a do valor. S ão indi c adas as c o n d i ç õ es necessárias d e n t ro da t e o r ia ma rxi sta pa ra que q u a l q u er i n s t r u m e n to sirva na qualidade de m o e d a, e investiga-se o des e n v o l v ime n to do f e t i chi smo do valor, s endo e s te p e r c e b i do c o mo a base da transi- ç ão de m o e da me r c a d o r ia pa ra mo e da c r édi to. Os pré-requisitos t eór i cos e a gênese hi s tór i ca da m o e da c r é d i to são e n t ão delineados c om o obj e t ivo de e n t e n d er p or q u e, d e n t ro do c o n t e x to de m o e da c r é d i t o, a crise p o de assumir a forma inf l a c ioná r i a.
Na Ut e r a tura c o r r e n t e, a p r e s e n te crise é f r e q ü e n t eme n te cons ide r ada c o mo s e n do a c o n s e q ü ê n c ia de erros mo n e t á r i o s, p a r t i c u l a rme n te c om referência ao conc e i to de d i s p o n i b i h d a de de " c r é d i to f á c i l ". A expl i c a ç ão mais s impl i s ta desse ripo é aque la que se vincula ao déficit de longo p r a zo do o r ç a m e n to dos E s t a d os Un i d o s.
Diz-se q ue a c o r r e n te lógica vai de um excesso da criação da m o e da à inf l a ç ão, à impossibilidade de cálculos e c o n ômi c os de mé d io p r a z o, à crise nos setores indus t r i a i s.
Os pe squi s ador es ma rxi s t as di s cordam r adi c a lmente de t al a r g u m e n t o, c o l o c a n do as coisas em o r d em inversa. A crise seria cons eqüênc ia da impos s ibi l idade de m a n t er o regime de a c umu l a ç ão e x i s t e n t e, que é baseado em um m o do pa r t i cul ar de ext r a ir a mais-valia. D u r a n te os ú l t imos anos, mu i t os livros publ i c ados na F r a n ç a, aproximan-