moeda e credito
Este trabalho será realizado no âmbito da disciplina de Economia A, tendo como tema «Moeda e Crédito, sua evolução».
Será baseado em pesquisas na Internet e em livros relacionados com o tema.
Neste estudo, os pontos a abordar serão: a necessidade da troca, as principais formas pré monetárias da troca, a troca direta, dificuldades e vantagens da troca direta, a troca indireta ou monetária, a moeda e evolução das formas de moeda metálica, as vantagens da troca indireta, emissão da moeda em Portugal, a nova moeda portuguesa (o euro) e as suas consequências dum país. o crédito e a sua função na economia, e por último as várias classes de operações de crédito.
Após o estudo realizado será feita uma conclusão sobre o mesmo.
Necessidade de troca
-Com o aumento na produção de alimentos, criou-se a necessidade de armazenamento. No Neolítico ocorreu um grande desenvolvimento da arte cerâmica.
-Nas primeiras comunidades que se formavam, a organização do trabalho tornou-se necessária. Os homens ficaram encarregados da caça, pesca e segurança (função militar de proteção). As mulheres ficaram com as tarefas de cuidar dos filhos, da agricultura e do preparo dos alimentos.s homens ficaram encarregados da caça, pesca e segurança (função militar de proteção). As mulheres ficaram com as tarefas de cuidar dos filhos, da agricultura e do preparo dos alimentos.
-Com o aumento da produção ocorreu a criação de excedentes. Além de armazenarem para os períodos de maior necessidade, os homens começaram a trocar estes produtos com outras comunidades. Foi o início da economia de trocas.
-Com mais alimentos, ocorreu um significativo aumento populacional. Este fato passou a gerar a necessidade de formas de administração mais desenvolvidas, inclusive com estabelecimento de lideranças e funções mais específicas dentro da comunidade.
Troca direta e as principais formas pré-monetárias de